Campo de Busca
Sua cotação
Produto Quantidade
Nenhum produto adicionado.

Posso Ajudar?

Telefone 51 3406 1717

Informativos

Amônia: por que é usada em sistemas de refrigeração?

A amônia é muito utilizada na refrigeração industrial devido ao seu custo-benefício, acessibilidade e facilidade de manutenção. Porém, devido ao alto risco de contaminação dos trabalhadores e à criação de normas trabalhistas o monitoramento desta substância tem sido alvo de constantes fiscalizações nas empresas de todo país.

Saiba mais...

NR-36 

Norma regulamentadora criada especificamente para o segmento frigorífico e que trouxe um importante avanço na melhoria das condições laborais para milhares de trabalhadores deste setor.

O que é amônia?
 

É uma substância química composta por um átomo de nitrogênio e três átomos de hidrogênio com a fórmula NH3 e também conhecida como amoníaco quando misturada em água.

OK. Mas por que ela é tão utilizada na refrigeração?
 

A amônia tem um elevado calor de vaporização, isto é, para ela passar do estado líquido para o gasoso é necessário muito calor, e é essa propriedade que faz com que a amônia seja a substância utilizada no ciclo de refrigeração dos frigoríficos.

Por que devemos ter cuidado com a amônia?   

- É um gás tóxico e agressivo ao meio ambiente e com odor muito forte.  

- Possui alta solubilidade, isto é, pode se dissolver facilmente nas secreções dos olhos e pulmões.  

- Dependendo da concentração do vazamento, a inalação da amônia pode causar de uma simples irritação dos olhos, até queimaduras, asfixias ou até a morte.